Da escuridão a luminescência
Um pouco da história sobre a descoberta que mudou a ciência.
A descoberta dos raios X
Quase todas as pessoas ao longo da vida usam alguma vez os raios X. Você já imaginou como era antes da descoberta dessa tecnologia?


Ver além do óbvio
Roentgen fazia experimentos com eletricidade e notou que uma placa recoberta com paltino cieaneto de bário ficava luminescente quando o tubo de Coolige era acionado. Embora mais tarde outros cientistas descreveram também ter notado a tal luminescência foi Roentgen quem se dedicou ao estudo da razão de tal fenômeno.






Outros usos para a radiação recém descoberta.
Ensaios não destrutivos com radiação ionizante são técnicas utilizadas para avaliar a integridade de materiais e estruturas sem danificá-los. A radiação ionizante é capaz de penetrar nos materiais e gerar informações sobre sua composição interna, defeitos e falhas. Entre as técnicas mais comuns estão a radiografia, que utiliza raios-X ou gama para produzir imagens de objetos internos; a tomografia computadorizada, que é uma técnica mais avançada de radiografia que produz imagens em 3D; e a radiografia industrial, que é utilizada na inspeção de soldas, tubulações e equipamentos de produção. Embora essas técnicas sejam seguras quando executadas por profissionais qualificados, é importante lembrar que a radiação ionizante pode ser prejudicial à saúde se não for manipulada corretamente.